quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Glossário

Animação - é a arte de capturar uma série de movimentos individuais seja num filme ou na forma digital e passá-los rapidamente para dar a ilusão de movimento. Isso pode se conseguido através de imagens desenhadas em papel, geradas por computador, por fotografia de movimentos com bonecos quadro-a-quadro (Stop Motion), etc. Para isso existem algumas técnicas que são fundamentais em qualquer estilo de animação.

Animação Digital - arte de criar imagens em movimento utilizando computadores. É um subcampo da Computação Gráfica e da animação. Também conhecida por CGI (The Complete Animation Course, Chris Patmore).

Cinemática - (do grego kinema, movimento) é o ramo da física que procura descrever os movimentos sem se preocupar com as forças que originam estes movimentos. A análise desta forças é deixada para a dinâmica. Para isso, organiza informação sobre a posição, o deslocamento, o espaço percorrido, a velocidade, a rapidez e a aceleração dos corpos acessado em 12 de setembro de 2007 na www. http://pt.wikipedia.org).

Computação Gráfica - área da computação destinada à geração de imagens e vídeos em geral - seja como forma de representação de dados e informação ou como forma de recriação do mundo real. Muito utilizado na produção de interfaces gráficas de softwares, criação de imagens e gráficos de Jogos (acessado em 28 de dezembro de 2006 na www. http://pt.wikipedia.org).

CGI (Computer Generated Imagery) – gráficos animados produzidos por computador (The Complete Animation Course, Chris Patmore).

Criação Conceitual – desenhos que mostam como o personagem aparece em relação a outros persoangens e objetos com detalhes de como ele se apresenta em vários ângulos e com diferentes expressões, ou seja, desenhos que definem uma estética filmica.

Curta Metragem – é um filme que geralmente tem aproximadamente 20 minutos, no máximo. Este termo começou a ser usado nos Estados Unidos na década de 1910. No Brasil, este formato foi bastante difundido e sua expansão começou nos anos 70, onde curta metragem é também adotado em documentários, filmes de estudantes e filmes de pesquisa experimental.

Decupagem – processo de separação de claquetes, onde é dividido o material final para o filme, daquele que não será mais usado, agilizando a produção. A Decupagem pode ser divida em Decupagem de Direção, Decupagem de Departamentos, Decupagem de Produção e Decupagem Técnica de Produção. (O Cinema e a Produção, de Chris Rodrigues).

DVD (Digital Versatile Disc) – disco com capacidade de compactação de informação elevada, usado principalmente para filmes (The Complete Animation Course, Chris Patmore).

Edição do Vídeo e do Som – é o ato de somar ou subtrair todo o material básico produzido ao longo das filmagens (rendering) e organizado de forma coerente a visão do diretor e produtor, adicionando efeitos de som e imagem.

Longa Metragem – é um filme que geralmente tem mais de 20 minutos.

Modelagem - A modelagem é o processo de construção de um modelo, através de sólidos conceitos estruturais.

Modelagem 3D – processo de criação de modelos virtuais utilizados por programas gráficos 3D, como forma de representar entidades presentes em um espaço, também virtual (cenário virtual).

Princípios da Animação – Os 12 princípios básicos fundamentais descritos pelos primeiros animadores da Disney Studios. Esses princípios cobrem as varias qualidades de adicionar movimentos verossímeis e expressivos aos personagens quando são criados quadros-chave. Esses princípios são:
01-Esmagar e estender;
02-Antecipação e segmento;
03-Encenação;
04-Quadro-chave pose a pose e direto;
05-Sobreposição;
06-aumentar suavização e diminuir suavização;
07-Arcos;
08-Ação secundária;
09-Sincronização;
10-Exagero;
11-Desenho sólido;
12-Personalidade e apelo.

Rendering – é o processo interno que o software faz, de interpretação de gráficos 3D, transformados para uma imagem 2D, isto é, processo de apresentação de resultados.

Roteiro - É uma descrição do filme de forma narrativa e com o melhor detalhamento possível em relação às cenas, seqüências, diálogos e interações dos personagens, etc.

Roteiro Técnico – roteiro detalhado tecnicamente, em que o diretor especifica sua maneira de rodar o filme (planos, movimentos e altura de câmera e moviemnto dos atores), servindo como roteiro de trabalho da equipe técnica (O Cinema e a Produção, Chris Rodrigues).

Stop Motion – animação onde o modelo é movido de forma encrementada e fotografado um quadro por vez (The Complete Animation Course, Chris Patmore).

Storyboard – compreende uma seqüência de cenas desenhadas como uma história em quadrinhos. Ele é indicado para projetos que são "time based", ou seja, um evento ou uma sucessão de eventos que transcorrem numa linha de tempo, como se caracteriza uma animação. É necessário nomear as cenas que irão compor o filme e acrescentar observações por escrito abaixo de cada quadro com o objetivo de elucidar o movimento de câmera e a ação dos personagens. Também pode ser definido por uma série de pequenos esboços consecutivos que traçam os movimentos chaves de uma narrativa de animaçao, acompanhadas de perto por uma pequena descrição da ação e do som exempleficados na cena (The Complete Animation Course, Chris Patmore).
Texturização – ato de revestir uma superfície com alguma textura com relevo ou não.

Texturização Digital – ato revestir digitalmente uma superfície bidimensional ou tridimensional, com alguma textura criada em programas de manipulação de imagem ou fotos extraídas diretamente do mundo real.

Nenhum comentário: